Drenagem urbana na cidade de São Paulo
Da construção do cenário de hoje aos desafios do Plano Diretor
DOI:
https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i11.160Palavras-chave:
Plano Diretor, Inundações, Drenagem UrbanaResumo
O problema das inundações urbanas é recorrente na cidade de São Paulo e é consequência direta do modelo de ocupação urbana que se desenhou ao longo dos séculos XIX e XX, desprezando o comportamento natural dos cursos de água e tendo o eixo viário constituído a partir de vias de “fundo de vale”, onde rios foram retificados e tamponados. Este ensaio traz um panorama histórico da ocupação da cidade de São Paulo, as consequências do modelo adotado para as bacias hidrográficas paulistanas e esboça, em um cenário de revisão do plano diretor da cidade de São Paulo, um modelo de políticas públicas de ordenamento territorial conectado ao sistema de drenagem urbana, visando a reconstrução da cidade, pautada pelo incremento da sustentabilidade ambiental, resiliência aos eventos extremos e, sobretudo, alinhada aos desafios impostos pela agenda climática e as necessidades de desenvolvimento urbano.
Downloads
Referências
FALCETTA, F. A. M. (Coord.). Manual de procedimentos metodológicos: delimitação de planícies de inundação e de áreas inundáveis. São Paulo: IPT, 2023 (livro eletrônico).
SÃO PAULO (Município). Geosampa: mapa digital da cidade de São Paulo. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, [2023]. Disponível em: <https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/
PaginasPublicas/_SBC.aspx>. Acesso em: 15 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.